Estudos Brasileiros | Por Adami Campos

Adami Campos*

Os Estudos Brasileiros, permanecem e, possivelmente, permanecerão como um campo de reflexão amplo e eclético. Como já foi dito: “É um pensar com sotaque”. 

Pode-se referir ao Brasil e brasileiros como a um país, a uma cidadania, um estado, um mito fundador nacional, um povo, uma sociedade, um modo de vida, um estado de espírito, um time de futebol, alguns destes elementos juntos, e muito mais. Qualquer tentativa de definir rigidamente o campo, provavelmente seria insatisfatória e deixaria algo essencial de fora; esta é, certamente, uma das virtudes desta área de estudos que, para permanecer vital, deve se manter na ampla via interdisciplinar e evitar ficar confinada a um exótico beco restrito, no percorrer da vida acadêmica. 

Para isso, assim me aparenta, o estudioso de Estudos Brasileiros precisa manter contato com o mundo globalizado, dinâmico e em integração e incorporar novos estudos da África, Oriente Médio e Ásia, em correlação ao seu objeto-eixo, que é o Brasil. Precisamos de novas perspectivas sobre velhas questões.

*Robson Adami Campos é advogado e professor. Mestre em Estudos Brasileiros (IEB-USP) e especialista em Ciência Política (UNESP). E-mail: adamicampos@alumni.usp.br. Publicado na página www.adamicampos.com em 29 de abril de 2023.

Publicado por Adami Campos

Adami Campos é Advogado e Professor.

Deixe um comentário